Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Quatro membros do Conselho de Ética pedem demissão

Quatro dos seis membros que constituem o Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas terão apresentado a sua demissão em protesto contra o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva.

11 de Janeiro de 2013 às 13:03
Membros do Conselho Nacional de Ética e Deontologia de 'costas voltadas' ao bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva
Membros do Conselho Nacional de Ética e Deontologia de 'costas voltadas' ao bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva FOTO: d.r.

Um dos motivos que terá levado à apresentação da demissão dos clínicos diz respeito à discordância e à consequente divisão dos órgãos no seio da Ordem dos Médicos, após o Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médica ter emitido um parecer interno no qual contrariava a posição pública do bastonário José Manuel Silva, que se opôs determinantemente a um documento que já elaborado pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) que defendia o racionamento de medicamentos e tratamentos.

O Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas, coordenado por Filipe Nuno Alves dos Santos Almeida, é constituído por Santiago Ponce, Nuno Montenegro, José Saraiva Cunha, Américo Costa Figueiredo, Rui Nunes e Eduardo Leite Pacheco.

O CM contactou a Ordem dos Médicos, mas não foi possível obter nenhum esclarecimento até ao momento.  

bastonário Ordem dos Médicos José Manuel Silva Conselho Nacional de Ética e Deontologia
Ver comentários