Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Recolher obrigatório já começou nos concelhos de maior risco. Conheça as exceções para circular

Consulte a lista de concelhos em questão.
Correio da Manhã 2 de Julho de 2021 às 23:01
Lisboa à noite
Lisboa à noite FOTO: Mariline Alves
O dever de recolher obrigatório começou às 23h00 desta sexta-feira em 45 dos concelhos de Portugal continental, devido à evolução da pandemia da Covid-19.

Os residentes nestes concelhos não vão poder circular na via pública até às 05h00 do dia seguinte por se encontrarem nos níveis de risco elevado ou muito elevado de incidência de Covid-19, aplicando-se ainda esta limitação da circulação na via pública a outros 27 municípios de Portugal continental.

As deslocações para trabalhar ou por razões familiares imperativas estão entre as exceções à proibição de circular entre as 23h00 e as 05h00.

A decisão foi anunciada na passada quinta-feira, após a reunião semanal do Conselho de Ministros, pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

De acordo com o documento, durante aquele período são permitidas as "deslocações para desempenho de funções profissionais ou equiparadas", atestadas pela entidade empregadora ou pelo próprio no caso de trabalhadores independentes.

Sem necessidade de declaração estão, entre outros, profissionais de saúde e trabalhadores de instituições de saúde e de apoio social, agentes de proteção civil, das forças e serviços de segurança, militares, militarizados e pessoal civil das Forças Armadas e inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Também podem circular sem necessidade de declaração os titulares dos órgãos de soberania, dirigentes dos parceiros sociais e dos partidos políticos representados na Assembleia da República e pessoas portadoras de livre-trânsito emitido nos termos legais, bem como ministros de culto, pessoal das missões diplomáticas, consulares e das organizações internacionais localizadas em Portugal, desde que relacionadas com o desempenho de funções oficiais.

Não existe nenhuma exceção relacionada com a apresentação de um teste PCR, feito nas últimas 72 horas, ou de antigénio, feito nas últimas 48 horas, ou de um certificado digital para circular entre as 23h00 e as 05h00 nos 45 concelhos, ao contrário do que acontece relativamente à proibição de entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa, em vigor entre as 15h00 de sexta-feira e as 06h00 de segunda-feira.

Saiba quais os concelhos em que se aplica a medida: Lisboa, Sesimbra, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Loures, Mafra, Moita, Odivelas, Oeiras, Seixal, Sintra, Alcochete, Montijo, Palmela, Setúbal, Vila Franca de Xira, Albufeira, Constância, Loulé, Mira, Olhão, Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Avis, Braga, Castelo de Vide, Faro, Grândola, Lagoa, Lagos, Odemira, Paredes de Coura, Portimão, Porto, Rio Maior, Santarém, São Brás de Alportel, Sardoal, Silves, Sines, Sousel e Torres Vedras.
Portugal Covid-19 política autoridades locais
Ver comentários