Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Regresso às aulas e centros comerciais abertos: Nova fase do desconfinamento começa hoje

Conheça as medidas em vigor e saiba em que fase do plano está o seu concelho.
Correio da Manhã 18 de Abril de 2021 às 22:53
Covid-19 em Portugal
Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou esplanadas em estabelecimentos de norte a sul do País
Coronavírus em Portugal
Covid-19 em Portugal
Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou esplanadas em estabelecimentos de norte a sul do País
Coronavírus em Portugal
Covid-19 em Portugal
Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou esplanadas em estabelecimentos de norte a sul do País
Coronavírus em Portugal
A generalidade de Portugal continental avança esta segunda-feira para a terceira fase do plano de desconfinamento.

Conheça as medidas em vigor e saiba em que estado está o seu concelho.

Secundário e ensino superior com aulas presenciais
Os alunos do ensino secundário e superior vão poder regressar às aulas presenciais esta segunda-feira, juntando-se assim aos estabelecimentos de ensino que têm vindo a reabrir nas anteriores fases do desconfinamento. Esta medida aplica-se a todos os concelhos, independentemente do nível em que estão no plano.

Comércio e restauração pode reabrir
As lojas e centros comerciais têm luz verde para reabrir, assim como os restaurantes, cafés e pastelarias que passam a receber clientes, num máximo de quatro por mesa ou ao balcão, no interior, e seis por mesa nas esplanadas. Neste caso, poderão estar abertas até às 22h30, nos dias de semana; nos fins de semana e feriados o horário em vigor é apenas até às 13h00.

Cultura volta a abrir ao público
Também os cinemas, teatros e salas de espectáculos vão voltar a abrir, cumprindo com as normas da Direção-Geral da saúde.

Serviços com atendimento por marcação
As lojas do cidadão voltam a abrir as suas portas. Neste caso, só funcionarão apenas com atendimento presencial por marcação.

Realização de eventos
A partir desta segunda-feira, é permitida a realização de eventos exteriores (5 pessoas por 100 m2) e de cerimónias como casamentos e batizados com 25% da lotação.

Atividades desportivas
Passa a ser possível praticar desporto ao ar livre em grupos com máximo de seis pessoas. As modalidades desportivas de médio risco também estão de regresso.

Quatro concelhos recuam para a primeira fase do plano
Os concelhos de Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior vão recuar para a primeira fase do plano de desconfinamento após terem apresentado uma incidência de mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Nestes casos, as esplanadas, museus, ginásios e lojas até 200 m2 com porta para a rua terão de encerrar, funcionando apenas o comércio ao postigo. Os cabeleireiros e barbeiros poderão estar abertos, mas apenas com marcações prévias.

Seis concelhos mantêm-se na segunda fase do plano
São seis os concelhos que se vão manter, para já, na segunda fase do plano de desconfinamento. 
O Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela registam uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Nestes concelhos as lojas até 200 m2 com porta para a rua podem funcionar, assim como as esplanadas, num limite máximo de quatro pessoas por mesa, com horário até às 22h30, para os dias úteis, e até às 13h00 aos fins de semana.

Os ginásios podem estar abertos, mas sem aulas de grupo. É permitida a prática de atividade física ao ar livre, num máximo de até quatro pessoas por grupo. Aplicam-se ainda outras medidas da primeira fase do plano, como os cabeleireiros e barbeiros abertos.

O Governo fará nova avaliação dentro de 15 dias, onda irá analisar a possibilidade do País avançar para a quarta fase do desconfinamento (3 de maio).
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários