Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Regulador europeu aprova a quarta vacina da Covid-19

Agência Europeia do Medicamento aprovou a vacina de toma única da Janssen, produzida pela Johnson&Johnson. Portugal deve receber 4,5 milhões de doses ainda este ano
Edgar Nascimento 12 de Março de 2021 às 08:31
Vacinação, Covid-19, coronavírus, Johnson & Johnson
Vacinação, Covid-19, coronavírus, Johnson & Johnson FOTO: Reuters
Está aprovada na União Europeia a quarta vacina da Covid-19, da Janssen. As primeiras doses deverão chegar a Portugal na segunda metade de abril.
Esta quinta-feira, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou a vacina Janssen (produzida pela farmacêutica Johnson&Johnson), considerando-a "segura e eficaz". Mais tarde, a Comissão Europeia deu luz verde à comercialização -estão previstos 200 milhões de doses para os países da UE.

A vacina da Janssen, para pessoas maiores de 18 anos, é de toma única, ao contrário das outras três já disponíveis na UE (Moderna, Pfizer/BioNTech e AstraZeneca), e exige menor capacidade de frio para o transporte e armazenamento - pode ser guardada até 3 meses entre 2ºC e 8ºC, e durante dois anos a -20ºC.

Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento, esta vacina "é composta por um vetor viral, baseado em adenovírus que foi modificado, de forma a conter o gene responsável pela produção da proteína ‘spike’, uma proteína do vírus Sars-CoV-2, necessária para entrar nas células do corpo". "A vacina da Janssen não contém o próprio vírus e não pode causar Covid-19", sublinha o Infarmed.

Está previsto que Portugal receba, ao longo do segundo trimestre, os primeiros 1,25 milhões de vacinas da Janssen, que fazem parte de um lote de 4,5 milhões que o País deverá ter disponíveis ao longo de 2021.

A Agência Europeia do Medicamento está a analisar mais três vacinas: a norte-americana Novavax, a alemã CureVac e a russa Sputnik. Esta última está já em "análise contínua", para determinar a conformidade com os requisitos da UE.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários