Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Saiba como funciona o auto-agendamento da vacinação contra a Covid-19

Portal entrou em funcionamento esta sexta-feira.
Correio da Manhã 23 de Abril de 2021 às 17:16
Saiba como funciona o auto-agendamento da vacinação da Covid-19
Saiba como funciona o auto-agendamento da vacinação da Covid-19 FOTO: Direitos Reservados / Ministério da Saúde
O coordenador da Task Force do plano de vacinação da Covid-19, o vice-almirante Gouveia e Melo, participou esta sexta-feira numa sessão de esclarecimento sobre o portal do Auto-Agendamento para Vacinação, que já se encontra em funcionamento.

"A partir de uma semana e pouco vamos ter que vacinar, em média, 100 mil pessoa por dia", começa por afirmar Gouveia e Melo, justificando a necessidade da medida, num processo que terá de ser "auxiliado pelos cidadãos".

Os utentes que queiram ser vacinados contra a Covid-19 podem solicitar o agendamento da vacina. Atualmente, este modo está disponível para todos os cidadãos com 65 anos ou mais anos e que ainda não tenham sido inoculados. 

O acesso é feito através do portal da Covid-19 do ministério da Saúde. A data é validada caso as pessoas pertençam à faixa etária acima identificada. Nestes casos, os cidadãos vão poder escolher o sítio onde querem ser vacinados em todo o território nacional, assim como a data. Em caso de não haver disponibilidade, os cidadãos poderão escolher outro local ou aguardar em lista de espera no espaço escolhido.

Quem se inscrever receberá um comprovativo da data, hora e local para a vacinação. Na véspera do dia da vacinação, os cidadãos receberão uma mensagem via telemóvel a relembrar o agendamento.

Nas primeiras horas foram contabilizados mais de 50 mil pedidos de agendamento até às 17h00, revelou o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro.

"Mais de 50 mil pedidos de agendamento foram feitos até às 17h00, o que para primeiro dia de um projeto é muito impressionante e demonstra bem a necessidade que as pessoas tinham de poder solicitar o seu agendamento 'online'", disse o presidente dos SPMS na sessão de esclarecimento, em Benfica (Lisboa).

Atualmente, estão a ser vacinadas, em média, 70 mil pessoas por dia. No entanto, é esperado que o ritmo aumente para 100 mil nos próximos 15 dias.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Gouveia e Melo Covid-19 Portugal questões sociais pandemia coronavírus vacinação
Ver comentários