Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Terceiro concurso para nova ponte em Faro

Projeto inicial foi reformulado para reduzir custo da obra.
José Carlos Eusébio 3 de Setembro de 2020 às 07:53
Obra de construção de nova ponte de acesso à Praia de Faro tem um prazo de execução previsto de 18 meses
Obra de construção de nova ponte de acesso à Praia de Faro tem um prazo de execução previsto de 18 meses FOTO: Tiago Pais

A Polis Ria Formosa lançou esta quarta-feira o terceiro concurso para a construção da nova ponte de acesso à Praia de Faro, depois dos dois anteriores terem ficado desertos. A obra representa um investimento de 3,5 milhões de euros. O projeto inicial da ponte sofreu alterações para atrair empresas concorrentes, apurou o CM.

Rogério Bacalhau, presidente da câmara, revela ao CM que neste concurso já não consta a "demolição e remoção da ponte velha", assumindo o município a a tarefa de fazer depois esses trabalhos. Além disso, os arcos que estavam previstos no projeto inicial "foram retirados", dado que custariam cerca de "1,5 milhões de euros".

Desta forma, "a obra foi adequada ao preço", pelo que Rogério Bacalhau tem esperança de que desta vez o concurso tenha "candidatos".

Além disso, apesar da estrutura da ponte não sofrer alterações em relação ao previsto, foram feitos "arranjos na disposição do tabuleiro", que permitirão que este fique "com duas faixas". Haverá também espaço para peões e bicicletas.

A empreitada tem um prazo de execução de 18 meses. O processo tem sofrido atrasos, tendo o primeiro concurso sido lançado em 2017. A câmara suportará "mais de metade dos custos".

Ver comentários