Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Testes realizados em lares da Maia revelam 168 resultados positivos para coronavírus

Operação de testagem no concelho do distrito do Porto teve início a 24 de março.
Lusa 29 de Abril de 2020 às 14:00
Idosos
Idosos FOTO: Pixabay
Os testes à covid-19 realizados nos 36 lares do concelho da Maia, num total de 1.665 utentes e profissionais testados, revelaram 168 positivos, referiu esta quarta-feira a câmara local, garantindo repetição de testes até que os resultados sejam negativos.

Na Maia, no distrito do Porto, de acordo com a autarquia, foram testados "lares da rede solidária e rede lucrativa, bem como todas as estruturas de acolhimento residencial de crianças, jovens e pessoas com deficiência", num total de 945 utentes e 720 funcionários.

"Os testes serão repetidos sempre que os resultados derem positivos para a SARS-CoV-2, passado o período determinado pela Autoridade de Saúde Local. Até 26 de abril [domingo], do total de 1.665 testes realizados, deram positivo 168", refere nota da câmara enviada à agência Lusa.

De acordo com a autarquia, na primeira visita às instituições os técnicos do laboratório foram acompanhados por uma equipa constituída por dois médicos e um enfermeiro da delegação de saúde da Maia e por um técnico do gabinete de Saúde da câmara.

"É nosso dever tudo fazer para proteger a população sénior da Maia. É isso que temos vindo a fazer ativamente. Acabámos agora de testar utentes e profissionais de todas as instituições maiatas, assim como já fizemos as operações de realojamento temporário de idosos para desinfeção dos lares. Cumprimos o nosso dever para com os maiatos mais idosos", refere o presidente da câmara da Maia, António Silva Tiago, citado no comunicado.

O autarca aproveita para agradecer e aplaudir o "espírito de missão das equipas do município e das autoridades de saúde", falando em "complexa operação" concluída "em tempo recorde".

A operação de testagem realizados nos lares neste concelho do distrito do Porto teve início a 24 de março.

Além da testagem, as equipas fizeram formação sobre procedimentos e medidas a adotar perante eventuais casos de infeção pelo novo coronavírus, designadamente a utilização correta de equipamentos de proteção individual, a higienização correta e regular de espaços, a implementação de medidas de separação de utentes e organização do trabalho adequada a prevenir a propagação da infeção, refere a autarquia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 215 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Maia Porto saúde questões sociais política sociedade (geral) autoridades locais serviço nacional de saúde
Ver comentários