Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Urgência fecha nos dias úteis

O serviço de urgências do Hospital de Vila do Conde, que funcionava como atendimento para casos agudos do foro ambulatório, atendendo em média 100 utentes por dia, vai encerrar nos dias úteis, passando a prestar serviço apenas durante fins-de-semana e feriados, das 09h00 às 21h00.
3 de Janeiro de 2012 às 01:00
Serviços de urgência do Hospital de Vila do Conde estarão abertos aos fins-de-semana e feriados
Serviços de urgência do Hospital de Vila do Conde estarão abertos aos fins-de-semana e feriados FOTO: Maria João Marques

A partir de agora, os pacientes poderão recorrer aos centros de saúde do município ou ao Hospital da Póvoa de Varzim.

"Este encerramento violou o protocolo homologado pelo Governo em 2007, no qual ficou definido que o hospital atenderia os casos agudos do foro ambulatório das 08h00 às 24h00", disse ao CM Mário Almeida, presidente da Câmara de Vila do Conde. O autarca adiantou que irá agir juridicamente contra a decisão da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

"Isto vai ser um grande problema porque a Póvoa não vai suportar serviços de urgência para tanta gente", lamentou ao CM, Carolina Lapa, de 45 anos, residente em Vila do Conde.

Mas nem todas as pessoas são contra. Antonina Sá, enfermeira do centro hospitalar, considera que é um "desperdício " manter as urgências abertas quando "há os mesmos serviços no Hospital da Póvoa, a 3 km".

urgência hospital vila do conde utentes
Ver comentários