Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Usar mal as vacinas da Covid-19 será crime

Ministério da Saúde diz que situações serão apuradas “em sede de inquérito” e quer lista de “outras pessoas prioritárias”.
Ana Maria Ribeiro 1 de Fevereiro de 2021 às 01:30
Início do plano de vacinação contra o Covid-19 no Hospital Pediátrico de Coimbra
Início do plano de vacinação contra o Covid-19 no Hospital Pediátrico de Coimbra FOTO: Ricardo Almeida
O Ministério da Saúde (MS) considera “inaceitável” a utilização indevida de vacinas contra a Covid-19 e alerta que este ato pode ser “criminalmente punível, em face da factualidade concreta que venha a apurar-se em sede de inquérito”. Uma decisão que a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, considerou que “vem tarde, mas antes tarde do que nunca”. “Dizer que sobrou uma vacina é um esquema, uma desculpa. Não há sobras de vacinas. Se as coisas forem organizadas, porque planear é antecipar cenários, não vamos ter estas situações”, sublinhou esta responsável.

Em comunicado, o MS anuncia ainda que determinou que a ‘task force’ responsável pelo plano de vacinação prepare uma lista de “outras pessoas prioritárias” a quem poderá ser administrada a vacina quando, “por circunstâncias imprevistas”, não seja “possível administrar todas as doses definidas numa determinada entidade”.

Em reação, o Sindicato Independente dos Médicos disse que esta lista devia ter sido pedida antes. “A surpresa é só agora, mais de seis meses depois de se saber que se iria realizar um plano de vacinação, que o MS tenha obrigado a que uma coisa básica seja posta no terreno”, disse o secretário-geral da estrutura, Roque da Cunha. Para avaliar a aplicação dos critérios estabelecidos no plano de vacinação, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde promoverá, a partir da próxima semana, auditorias de âmbito nacional.

O comunicado do MS surge após ter sido conhecida a vacinação de pessoas não prioritárias na primeira fase, incluindo na delegação do Norte do INEM e na Segurança Social de Setúbal.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários