Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Vacinação Covid-19 de jovens em Lisboa será no centro de Templo Hindu, mas apenas no domingo

Cerca de um quarto dos jovens entre os 12 e 15 anos vão ser vacinados.
Lusa 20 de Agosto de 2021 às 18:25
Jovem recebe vacina
Jovem recebe vacina FOTO: Getty Images
A vacinação contra a covid-19 dos jovens entre os 12 e os 15 anos, em Lisboa, vai ser concentrada no centro instalado no Templo Radha Krishna e não na Cidade Universitária, mas apenas no domingo, esclareceu hoje a 'task-force'.

A dúvida foi hoje levantada por alguns pais que, segundo relataram à agência Lusa, receberam uma SMS a confirmar a vacinação dos seus filhos no fim de semana, mas o local indicado não correspondia à informação inicial.

Questionada sobre a situação, a 'task-force' que coordena o plano de vacinação contra a covid-19 esclareceu que não se tratou de um erro e que, de facto, essa informação mais recente está correta.

No entanto, só se aplica às crianças e jovens que têm a vacinação agendada para domingo e que serão vacinadas não no centro da Cidade Universitária, mas no centro do Templo Radha Krishna, em Telheiras.

Segundo a 'task-force', o centro da Cidade Universitária, onde vai decorrer a vacinação dos mais novos no sábado, estará encerrado no domingo devido ao baixo número de agendamentos confirmados para esse dia.

Cerca de um quarto dos jovens entre os 12 e 15 anos vão ser vacinados contra a covid-19 durante o fim de semana, o primeiro de dois dedicados a esta faixa etária.

Para os dois dias, foram realizados cerca de 110 mil agendamentos, o que representa cerca de um quarto do total de jovens nesta faixa etária (400 mil).

Além daqueles que tenham realizado o pedido de autoagendamento para os dias 21 e 22 de agosto, e aqueles que tenham sido chamados pelos serviços de saúde, a 'task-force' decidiu abrir também a modalidade "Casa Aberta", à semelhança do que aconteceu no fim de semana passado com os jovens de 16 e 17 anos.

A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos. O objetivo é concluir a vacinação destes jovens até ao dia 19 de setembro.

A campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou-se em Portugal em 27 de dezembro de 2020, sendo administradas atualmente as vacinas de dose única (Janssen) e de dose dupla (Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca). Na quinta-feira, o país atingiu os 70% de população com a vacinação completa contra a covid-19.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários