Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Vacinação em simultâneo contra a gripe e a Covid-19 arranca na próxima segunda-feira

Medida foi anunciada pela Direção-Geral da Saúde.
Correio da Manhã 15 de Outubro de 2021 às 19:18
Vacinação à Covid-19
Vacinação à Covid-19 FOTO: Direitos Reservados
Portugal vai iniciar a administração em simultâneo as vacinas contra a COVID-19 e contra a gripe, a partir de segunda-feira, dia 18 de outubro. 

Num comunicado a Direção Geral da Saúde (DGS) diz que a medida visa facilitar a adesão à vacinação no âmbito das campanhas de vacinação contra a gripe e contra a COVID-19.

Segundo dados analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 (CTVC), existe um "perfil de segurança aceitável após a toma de ambas as vacinas. A DGS refere ainda que os dados sugerem que ambas as vacinas mantém a eficácia. 

A administração das vacinas deve ser feita em locais diferentes, com algumas exceção. Os utentes podem optar por receber as vacinas em dias diferentes. Basta informar os profissionais de saúde no dia da vacinação e marcar a nova data para que seja administrada a segunda vacina.

A vacinação vai abranger cerca de dois milhões de pessoas com 65 ou mais anos, adiantou esta sexta-feira à Lusa a diretora-geral da Saúde.

"A norma vai ser publicada este fim de semana e temos tudo preparado para que a administração simultânea, obviamente, em braços diferentes, possa ser feita no mesmo momento de vacinação", referiu Graça Freitas.

Segundo a responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS), esta coadministração das vacinas contra a gripe e a covid-19 "facilita, sobretudo, muito a vida dos utentes".

"No entanto, se algum utente, por alguma razão especial, preferir separar a vacinação em 14 dias poderá manifestar essa vontade" no momento em que será vacinado, assegurou Graça Freitas.

De acordo com a DGS, a coadministração de vacinas é uma prática de vacinação realizada em Portugal e no mundo, no âmbito dos Programas Nacionais de Vacinação, que visa otimizar os esquemas vacinais recomendados.

Na segunda-feira, o grupo de peritos de aconselhamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou "aceitável" a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e contra a covid-19.

"Os dados limitados sobre a coadministração de vacinas inativadas (produzidas com base em vírus inativados) contra a gripe sazonal com a da covid-19 não mostraram um aumento de eventos adversos", indicaram as recomendações do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) em imunização da OMS.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários