Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Vacinas contra a Covid da Pfizer e Moderna com "elevada efetividade" nas pessoas com mais de 65 anos

"Não se verificou um decaimento da efetividade ao longo do tempo", disse especialista Ausenda Machado.
Lusa 27 de Julho de 2021 às 12:12
Vacina
Vacina FOTO: CMTV
As vacinas que utilizam o mecanismo mRNA (Pfizer e Moderna) apresentam uma "elevada efetividade" nas pessoas com mais de 65 anos, segundo um estudo esta terça-feira apresentado pela investigadora Ausenda Machado, do Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

"Os resultados sugerem uma elevada efetividade da vacina mRNA na população com 65 ou mais anos, 14 dias após a segunda dose", afirmou a perita do INSA na reunião do Infarmed, em Lisboa, que, dois meses depois, volta a juntar especialistas, membros do Governo, Presidente da Assembleia da República e Presidente da República para análise da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal.

"Não se verificou um decaimento da efetividade ao longo do tempo", continuou Ausenda Machado, que salientou ainda uma diminuição de 85% no número de internamentos na população com idade superior a 80 anos. Por outro lado, não deixou de admitir que face ao atual aumento da incidência "é normal que o número de casos também aumente na população vacinada" contra a doença.

Pfizer Covid-19 Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge Moderna Ausenda Machado INSA saúde
Ver comentários