Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Variante indiana da Covid-19 ataca Lisboa e Vale do Tejo: prevalência superior a 60%

Variante Delta (associada à Índia) tem prevalência inferior a 15% na região Norte, mais atingida pela variante do Reino Unido.
Correio da Manhã 20 de Junho de 2021 às 12:28
Covid-19
Covid-19 FOTO: Getty Images
A variante Delta da Covid-19, associada à Índia, indica que a prevalência na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) já é superior a 60%, revela um estudo preliminar do Instituto Ricardo Jorge sobre os dados de junho. No Norte a prevalência desta variante é ainda inferior a 15%.

O mesmo estudo revela que existe uma situação diferente relativamente à variante Alfa, associada ao Reino Unido, onde se estima que a prevalência na região de LVT seja de 30% contra os 80% no Norte.

Estes resultados são ainda preliminares e constituem apenas uma fração do total de amostras positivas de Covid-19 que ainda serão analisadas durante o mês de junho, refere o comunicado do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

De realçar ainda que apenas 2,5% dos casos associados à variante indiana (Delta) apresentam, ainda, a mutação K417N. Esta variante é associada à variante Beta, anteriormente designada como variante da África do Sul.

O Instituto refere que se estima que a variante Delta tenha um grau de transmissibilidade cerca de 60% superior à variante Alfa.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Delta da Covid-19 Lisboa Vale do Tejo Covid-19
Ver comentários