Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
4

Atriz e realizador russos descolam para filmar primeiro filme no espaço

Soyuz MS-19 descolou às 09h55 (horas em Lisboa), estando programada para atracar na Estação Espacial Internacional às 13h12.
Lusa 5 de Outubro de 2021 às 11:56
A carregar o vídeo ...
Atriz e realizador russos já estão no espaço para gravar primeiro filme do mundo em órbita
Uma atriz e um realizador de cinema russos viajaram esta terça-feira para a Estação Espacial Internacional, com a missão de fazerem o primeiro filme do mundo em órbita.

A atriz Yulia Peresild e o realizador Klim Shipenko descolaram para a Estação Espacial Internacional na nave russa Soyuz com o cosmonauta Anton Shkaplerov, um veterano em três missões espaciais.

O Soyuz MS-19 descolou conforme programado às 09h55 (horas em Lisboa) da instalação de lançamento espacial russa em Baikonur, Cazaquistão, estando programada para atracar na Estação Espacial Internacional às 13h12.

Oficiais espaciais relataram que a tripulação estava a sentir-se bem e todos os sistemas da nave espacial estavam a funcionar normalmente.

A atriz e o realizador terão 12 dias para filmar segmentos de um novo filme intitulado "Challenge", no qual um cirurgião interpretado por Peresild viaja para a estação espacial para salvar um tripulante que sofre um problema cardíaco.

Numa conferência de imprensa antes do voo, na segunda-feira, Peresild e Shipenko reconheceram que foi um desafio adaptarem-se à disciplina rígida e às exigências rigorosas durante o treino do voo.

O voo da equipa cinematográfica acontece no mesmo dia em que a Rússia anunciou o adiamento do lançamento da nave Luna-25 para o polo sul da Lua até julho de 2022.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da agência espacial russa Roscosmos, Dmitri Rogozin, em declarações ao Primeiro Canal, citadas pela EFE, antes do lançamento do Soyuz MS-19 que levou a equipa de cinema para o espaço.

"No próximo ano, em julho, planeamos uma missão à Lua, Luna-25, disse Rogozin.

A Rússia inicialmente queria enviar o Luna-25 em outubro deste ano, mas em agosto atrasou a missão para maio de 2022 para permitir mais tempo para realizar testes adicionais no equipamento de bordo.

Ver comentários