Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
1

Coentros podem matar E.coli

O óleo de coentros, produzido a partir das sementes da planta, pode travar o crescimento de estirpes de bactérias, como é o caso da E.coli. A conclusão é de um estudo realizado por cinco investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, publicado na revista científica Journal of Medical Microbiology .
25 de Agosto de 2011 às 00:30
A investigação concluiu que o óleo de coentros pode ajudar a combater bactérias como a E.coli
A investigação concluiu que o óleo de coentros pode ajudar a combater bactérias como a E.coli FOTO: Francisco Bonilla/Reuters

A epidemia de bactéria E.coli, devido ao consumo de rebentos vegetais alemães, causou 46 mortos na Europa na última Primavera, e levou a alertas e proibições de consumo de vários vegetais.

Os investigadores portugueses testaram o óleo de coentro em 12 estirpes de bactérias, concluindo que se trata de um antibiótico natural que poderia ser usado para tratar infecções e prevenir a intoxicação alimentar. "Os produtos naturais devem ser vistos como potenciais produtos terapêuticos para tratar infecções bacterianas", explicou ao CM Filomena Silva, co autora da investigação liderada por Fernanda Domingues.

O óleo de coentros actua na membrana das bactérias e aumenta a sua permeabilidade até à morte.

COENTROS ESTUDO E.COLI BACTÉRIA
Ver comentários