Anúncio com virologista Pedro Simas envolto em polémica
Essilor Portugal avança com queixa contra a rival Carl Zeiss devido a publicidade com Pedro Simas a uma “lente antiviral”.
André Filipe Oliveira
24 de Agosto de 2021 às 01:30
O virologista Pedro Simas está envolvido numa polémica devido a uma publicidade “a uma lente antiviral” que fez para a marca Carl Zeiss.
A frase proferida pelo investigador no anúncio - “Sabe como proteger os seus olhos dos vírus e bactérias? Eu digo-lhe como” - está a merecer críticas da Essilor Portugal e resultou mesmo numa queixa à Auto Regulação Publicitária (ARP).
A concorrente da Zeiss acusa a rival de induzir os potenciais compradores em erro ao usar a imagem do investigador do Instituto de Medicina Molecular, que no último ano marcou presença de forma regular nos media para comentar a pandemia de Covid-19, na sua campanha. “A associação de uma figura como Pedro Simas e a linguagem usada em relação à proteção contra vírus e bactérias cria essa ideia nos consumidores (...) de forma abusiva e enganosa”, lê-se na reivindicação entregue pela Essilor Portugal.
Depois da apreciação do conteúdo da queixa apresentada, a ARP ordenou a retirada de “todos os suportes publicitários” à lente antiviral, “por se considerar que as mesmas não são verdadeiras, e portanto enganosas”. A deliberação esclarece, contudo, que a qualidade das lentes e a proteção contra vírus e bactérias não está em causa.
O CM tentou obter uma reação de Pedro Simas, candidato a vereador à Câmara de Lisboa pelo PSD-CDS, a esta polémica, mas não obteve resposta. Além do virologista, também a apresentadora Catarina Furtado deu a cara por esta campanha.
Ver comentários