Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Frase de jornalista da TVI gera polémica

TVI fez eco de informação veiculada pela imprensa argelina.
Duarte Faria 10 de Julho de 2016 às 09:26
A jornalista Andreia Sofia Matos no programa ‘Mais Transferências’, que é emitido diariamente na TVI 24
A jornalista Andreia Sofia Matos no programa ‘Mais Transferências’, que é emitido diariamente na TVI 24 FOTO: DR
Uma frase da jornalista Andreia Sofia Matos no programa ‘Mais Transferências’, da TVI 24, tem gerado polémica nas redes sociais e motivado críticas de telespectadores e colegas de profissão.

Durante o programa, foi anunciado que o treinador do Sporting, Jorge Jesus, teria falado por telemóvel com Islam Slimani, durante as férias do jogador, e que a conversa teria resultado numa discussão, sendo essa uma das razões para o argelino não voltar ao trabalho. A notícia, que tinha por base a imprensa argelina, foi desmentida por um dos comentadores do formato, Pedro Sousa, que, em direto, recebeu uma mensagem a negar a informação.

A frase proferida em seguida pela jornalista gerou revolta. "Apenas lemos a informação que nos acabou por chegar, se era verdadeira ou falsa aí já não nos compete a nós avaliar", afirmou. De imediato, e ao longo da última semana, muitos telespectadores têm questionado "qual é então o papel de um jornalista se não apurar a verdade" e "noticiar apenas aquilo que confirmou previamente".

Ao CM, Andreia Sofia Matos diz que a "declaração foi, obviamente, retirada do contexto" e que o programa "não é um jornal" e que se "‘alimenta’ das fontes dos comentadores, rumores e especulações do mercado em Portugal e no estrangeiro". "Naquele momento, estávamos a fazer uma espécie de revista de imprensa, do que se dizia lá fora. Não a dar factos nossos", justificou. A TVI optou por não comentar o assunto.

Andreia Sofia Matos Mais Transferências TVI Jorge Jesus Islam Slimani Pedro Sousa futebol
Ver comentários