Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Gigantes da internet juntos em acordo ilegal

Google e Facebook acusados de criar aliança para manipular mercado publicitário.
Sónia Dias 16 de Janeiro de 2022 às 09:17
Facebook e Google voltam a estar em guerra com a Justiça norte-americana
Facebook e Google voltam a estar em guerra com a Justiça norte-americana FOTO: DENIS CHARLET / Getty Images
A Justiça norte-americana avançou com um processo judicial contra os mais altos executivos da Alphabet (que detém o Google) e da Meta (dona do Facebook), que acusa de terem feito um acordo ilegal, em 2018, para consolidar o seu domínio no mercado de publicidade online.

Uma coligação de estados americanos, liderada pelo Texas, apresentou na sexta-feira, num tribunal de Nova Iorque, uma nova versão do processo apresentado inicialmente apenas contra o Google em dezembro de 2020. De acordo com as acusações, a tecnológica tentou derrubar toda a concorrência manipulando leilões de publicidade, em que os anúncios online são comprados e vendidos, tendo feito um acordo com o Facebook para este abandonar uma ferramenta que estava a ganhar popularidade no mercado publicitário. Em troca, a rede social teria vantagens nos leilões de anúncios encaminhados pelo motor de busca.

Uma porta-voz do Google classificou a queixa como “cheia de imprecisões e sem base legal”, enquanto um representante da Meta defendeu que “o acordo não exclusivo com o Google e acordos semelhantes com outras plataformas de leilões ajudaram a aumentar a concorrência pelo posicionamento de anúncios”.

pormenores

52,3% do mercado
Em 2021, o Google detinha 28,6% do mercado global de publicidade digital, seguindo-se o Facebook, com 23,7%, de acordo com a empresa eMarketer.

Figuras implicadas
Processo refere-se a Sundar Pichai e Philipp Schindler, presidente e vice-presidente do Google, e Sheryl Sandberg, diretora de Operações e administradora do Facebook.

Documento
Email de Sandberg ao fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, descreve o acordo como “estrategicamente muito importante”.
Alphabet Justiça Google Meta Facebook Sheryl Sandberg artes cultura e entretenimento Internet
Ver comentários