Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Miguel Sousa Tavares arrasado após dizer que jovens ganham 2700 euros no primeiro emprego

António Costa disse ao jornalista que o valor apontado não é realista.
Sónia Dias 8 de Setembro de 2021 às 08:15
Miguel Sousa Tavares arrasado após dizer que jovens ganham 2700 euros no primeiro emprego
Miguel Sousa Tavares arrasado após dizer que jovens ganham 2700 euros no primeiro emprego FOTO: Direitos Reservados
Miguel Sousa Tavares está a gerar polémica nas redes sociais ao dizer, durante uma entrevista ao primeiro-ministro (transmitida segunda-feira na TVI), que um jovem recebe 2 700 euros no primeiro emprego. “Imagine um jovem que vai para o mercado de trabalho, altamente qualificado, e pagam-lhe aquilo que para nós é um belo salário para quem começa: 2 700 euros por mês”, afirmou o jornalista.

António Costa respondeu de imediato: “Mas não pagam, infelizmente”. Miguel Sousa Tavares voltou a insistir. “O seu ministro das Finanças fica-lhe com 45% disto, o que dá 1 400 euros limpos, dos quais ele vai pagar por um T1 em Lisboa mil euros. Restam-lhe três hipóteses: ou vive com 400 euros, que é impossível, ou vive em casa dos pais, ou vai-se embora!” Ao que o primeiro-ministro respondeu: “Dessa equação toda, há um dado base que, infelizmente, não corresponde à realidade. Esse jovem altamente qualificado não tem como primeira oferta de emprego esse salário nem nada que se pareça”

A jornalista da RTP Alberta Marques Fernandes foi uma das figuras que, no Twitter, reagiu à polémica. “‘Um jovem altamente qualificado que receba no primeiro emprego 2 700 euros…’ Em que país vive o Miguel Sousa Tavares?”, questionou. Contactado pelo CM, o jornalista não respondeu.

Valor longe da realidade
Ganhar 2 700 euros brutos no primeiro emprego está longe da realidade. De acordo com o INE, um jovem entre os 18 e os 24 anos não ganha mais de 728 euros e entre os 25 e os 34 anos fica pelos 907,42 euros por mês.
Ver comentários