Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

NO REINO DA FANTASIA

Ricardo Carriço e Cláudia Cadima dão voz aos protagonistas de "Sinbad, A Lenda dos Sete Mares" e estiveram presentes na antestreia do filme que encheu ontem de crianças uma das salas de cinema do Centro Vasco da Gama, em Lisboa. A estreia está marcada para a próxima quarta-feira.
20 de Julho de 2003 às 00:00
 Ricardo Carriço e Cláudia Cadima junto dos personagens que dão voz
Ricardo Carriço e Cláudia Cadima junto dos personagens que dão voz FOTO: Jordi Burch
O actor e apresentador de "Domingo é Domingo" (RTP 1) é o corajoso marinheiro que cruza os mares em estonteantes aventuras com uns roubos à mistura; enquanto a actriz que dá vida a Guilhermina na telenovela "O Olhar da Serpente" (SIC) é a bela Marina, companheira destemida e noiva do melhor amigo de Sinbad, o príncipe Proteus (Pedro Pernas).
Esta é a primeira vez que Ricardo Carriço dá voz a um personagem animado. "É muito engraçado, porque é preciso uma grande ginástica para podermos conciliar a nossa língua com toda a parte labial que está adaptada ao inglês. É um trabalho fascinante criar um personagem a partir de um desenho dando-lhe toda essa força através da voz. É um trabalho apaixonante", diz entusiasmado.
O apresentador do programa das tardes de domingo da RTP 1 está também satisfeito com o seu trabalho na televisão. "Existe uma grande empatia entre todos os apresentadores e uma grande dinâmica e isso marca a diferença. Como experiência está-me a dar um curso intensivo e directo", salienta.
Esta não é a primeira vez que o conhecido actor apresenta um programa. "Logo no início da minha carreira de actor, depois de ter feito a série 'Major Alveja' e a telenovela 'Cinzas', apresentei uma agenda cultural que dava pelo nome de 'Euroritmias', um programa que passava na RTP2. Mas em directo nunca tinha feito nada", acrescenta.
Projectos não faltam ao actor/apresentador mas estão no segredo dos deuses. "Não posso falar sobre o assunto para não agoirar", conclui.
VETERANA
Cláudia Cadima é já uma veterana nestas andanças de emprestar a voz a personagens animadas pois há mais de 20 anos que preenche o imaginário das crianças. "Mas, desde o 'Shrek' que não dava voz a uma personagem principal e foi uma experiência muito engraçada, porque normalmente faço a direcção de actores. Desta vez, além de dirigir os actores, pediram-me para fazer também a Marina. Gostei muito até porque o filme é muito engraçado", adianta.
Das personagens que ficaram na memória de miúdos e graúdos Cláudia Cadima recorda a leoa Nala, namorada de Simba, no filme "Rei Leão" e a princesa Fiona que acabou por se render aos encantos de Shrek no filme com o mesmo nome.
"Ao longo de duas décadas foram muitas as personagens criadas mas eu acho que estas foram as que ficaram mais no ouvido e na memória das pessoas", refere.
Entretanto, a actriz acabou de dirigir as dobragens de "À Procura de Nemo", um filme da Disney que está a ter um grande sucesso no Estados Unidos, cuja estreia está prevista para o fim de Novembro. "Adoro trabalhar para crianças e algumas delas, as mais velhas, identificam a minha voz, as outras não e ainda bem porque assim preserva-se a fantasia", salienta.
A versão portuguesa de "Sinbad, A Lenda dos Sete Mares" conta ainda com a participação de Teresa Sobral (Eris), Pedro Pernas (Proteus), João Craveiro (Kale), António Machado (Rat) e António Montez (Dimas), entre outros.
Ver comentários