Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

SIC campeã do fiasco

A SIC é a campeã dos ‘programas-fiasco’. Embora as três estações generalistas de sinal aberto tenham tido a sua dose de formatos mal sucedidos no último ano e meio – com destaque para ‘Bon Chic’, na TVI, ‘O Programa da Manhã’, na SIC, e ‘Em Família com Fernando Mendes’, na RTP 1 – é em Carnaxide que os fracassos são mais correntes e evidentes.
25 de Junho de 2006 às 00:00
'Senhora Dona Lady
'Senhora Dona Lady
Desde Janeiro de 2005, até Junho deste ano, os programas da SIC foram os que mais sofreram com a indiferença do público. Analisando os dados de audimetria disponibilizados pela Marktest, o ‘Programa da Manhã’, nos seus melhores dia (6 de Abril, 6 e 13 de Junho), não ultrapassou os 66 mil espectadores e é sucessivamente batido pela concorrência. ‘Contacto’, uma forte aposta de Francisco Penim para o período da tarde, foi outro fracasso e só em três ocasiões ultrapassou os 25% do ‘share’, ou seja, conseguiu ter um em cada quatro telespectadores sintonizados na sua frequência.
Ainda no consulado de Manuel Fonseca, Carlos Moura não resistiu a mais que oito edições do seu ‘Boca a Boca’. Mas este não foi o único fiasco da anterior Direcção de Programas de Carnaxide. Foi, precisamente, uma ‘herança’ que forçou Francisco Penim a tomar a sua primeira decisão de fundo: pôr termo, através de um incêndio simulado na ‘Casa das Bonecas’, ao ‘reality show’ ‘Senhora Dona Lady’.
Nem a presença de Rui Unas e Bruno Nogueira – duas ‘Estrelas SIC’ – salva a estação, que, depois do insucesso de ‘Pegar ou Largar’, vê ‘O Pior Condutor de Sempre’ com dificuldades em impor-se junto do público.
A RTP 1, que nos últimos tempos, está em franca recuperação nas audiências, também não escapa a alguns fiascos. Fernando Mendes, com o seu ‘Em Família’ não ‘agarra’ mais que um quinto dos espectadores, o mesmo sucedendo com o humor físico de Aldo Lima.
Depois do sucesso na ‘Quinta das Celebridades’, Moniz garantiu um programa a José Castelo Branco. Mas, aparentemente, a ‘piada’ do ‘Conde’ esgota-se no próprio conceito dos ‘reality shows’ e nem o recrutamento de Jorge Monte-Real, e sua cadela Minnie, salvou a honra do convento.
No entanto, o estatuto de líder de audiências que a TVI mantém, ajuda a minimizar as coisas. ‘Circo das Celebridades’ teve uma audiência bem inferior à dos formatos antecessores, mas, mesmo assim, os ‘Grandes Directos’ foram seguidos por um terço dos espectadores.
NUNO SANTOS ASSUME MAU RESULTADO
Nuno Santos assume os maus resultados de ‘Em Família com Fernando Mendes’. “O juízo do público é soberano”, diz o director de programas da RTP 1, que adianta a possibilidade de “fazer um reajustamento num horário onde a concorrência, nomeadamente da TVI, é muito forte.” Já Monteiro Coelho, porta-voz da TVI, discorda do fracasso dos formatos do seu canal, preferindo salientar a vertente comercial: “Um programa pode ter audiências significativas e não atingir grande rentabilidade, enquanto outros, com menores audiências e custos consideravelmente inferiores, atingem perfeitamente os objectivos traçados”. A SIC não comentou o assunto.
CRÍTICOS DE TV
'DONA LADY' "DEGRADANTE" (Eduardo Cintra Torres)
O crítico defende que o ‘reality show’ ‘Senhora Dona Lady’, da SIC, foi “um programa extremamente degradante, quer para os concorrentes, como para o público e apresentadores.” No serviço público de televisão, Sintra Torres define ‘Em Família com Fernando Mendes’, da RTP 1, como um concurso “pouco estimulante” e ‘Bon Chic’, da TVI, “uma tolice sem qualquer sentido.” Em ambos os casos, Cintra Torres questiona a qualidade dos apresentadores.
'CONDUTOR' "ATROZ" (Fernando Sobral)
‘O Pior Condutor de Sempre’, da SIC, é, para o crítico de TV, o pior de entre os ‘programas-fiasco’. “É uma coisa atroz! Há coisas que são simplesmente idiotas e que vão para lá de qualquer sentido ético. Tentam brincar com algo demasiado sério”, diz Sobral. De entre os formatos da RTP 1, o crítico destaca ‘Noites de Verão’, porque “a ideia inicial era boa e foi mal concretizada.” Na TVI, a escolha recai sobre o ‘Circo das Celebridades’: “Como o próprio nome indica, aquilo foi um circo.”
'BON CHIC' "PATETA" (João Gobern)
‘Bom Chic’, da TVI, é, para João Gobern, o programa de menor qualidade. “Era um programa com um conceito pateta e um apresentador miserável”, afirma. Na concorrência, aponta baterias aos concursos ‘Pegar ou Largar’, da SIC – “O modelo não era apelativo ao público e o Rui Unas não se sentia à vontade naquele registo de apresentação” – e ‘Em Família com Fernando Mendes’, da RTP 1 – ”O desenvolvimento do concurso é monótomo e a questão dos inquéritos a 100 pessoas parece-me muito pouco fiável”.
A FRIEZA DOS NÚMEROS
RTP 1
'EM FAMÍLIA COM FERNANDO MENDES'
Audiência Média: 5,1%
Share Médio: 20,6%
3 de Abril a 22 de Junho de 2006
Concurso
Fernando Mendes
'PALAVRAS PARA QUÊ'
Audiência Média: 7,7%
Share Médio: 19,6%
4 de Maio a 15 de Junho de 2006
Humor
Aldo Lima
'NOITES DE VERÃO'
Audiência Média: 4%
Share Médio: 17,6%
25 de Junho a 27 de Agosto de 2005
Variedades
Pedro Miguel Ramos e Merche Romero
SIC
'O PIOR CONDUTOR DE SEMPRE'
Audiência Média: 4,9%
Share Médio: 21,2%
20 de Maio a 10 de Junho de 2006
Reality-show
Bruno Nogueira
'SENHORA DONA LADY - GALA'
Audiência Média: 6,6%
Share Médio: 20,3%
16 de Setembro a 4 de Outubro de 2005
Reality-show
Sílvia Alberto e Herman José
'PEGAR OU LARGAR'
Audiência Média: 5,9%
Share Médio: 22,6%
28 de Janeiro a 22 de Abril de 2006
Concurso
Rui Unas
'PROGRAMA DA MANHÃ'
Audiência Média: 0,4%
Share Médio: 11,1%
Informação
6 de Março a de 14 Junho de 2006
Vanessa Oliveira e Pedro Mourinho
'CONTACTO'
Audiência Média: 1,7%
Share Médio: 17,4%
Talk-show
16 de Janeiro a 8 de Junho de 2006
Rita Ferro Rodrigues e Nuno Graciano
'BOCA A BOCA'
Audiência Média: 3,6%
Share Médio: 22,7%
Talk-show
3 de Março a 23 de Abril de 2005
Carlos Moura
TVI
'NOVOS AVENTUREIROS - GRANDE DIRECTO'
Audiência Média: 10,7%
Share Médio: 36,4%
5 de Março a 12 de Maio de 2006
Reality-show
Júlia Pinheiro
'BON CHIC'
Audiência Média: 3,7%
Share Médio: 27,5%
5 de Março a 18 de Junho de 2005
Talk-show/Reality-show
José Castelo Branco
'CIRCO DAS CELEBRIDADES - GRANDE DIRECTO'
Audiência Média: 10,5%
Share Médio: 38,6%
19 de Março a 7 de Maio de 2006
Reality-show
Júlia Pinheiro
Ver comentários