Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Consumo de vinho sobe mas vendas caem

Cardiologista avisa que é preciso beber um "copinho mais pequeno"
Por Bernardo Esteves 9 de Abril de 2021 às 01:30
Vinho branco tem sabor mais doce
Vinho branco tem sabor mais doce FOTO: Getty
As vendas de vinho caíram 124 milhões de euros o ano passado, devido à redução do turismo e ao encerramento de restaurantes no confinamento, mas o consumo doméstico terá subido e, por isso, os médicos pedem moderação, tendo também em conta a redução da atividade física.

“O simples facto de sair de casa para ir trabalhar faz a pessoa movimentar-se mais. Com o trabalho em casa reduz-se a atividade, sobe o grau de sedentarismo e, ponderando todos os fatores, temos de compensar com uma alimentação mais regrada e se calhar com um copinho de vinho mais pequeno”, afirma Victor Gil, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, que nota contudo uma tendência oposta: “Os doentes confessam que estão a beber mais e tenho notado um aumento do peso das pessoas. Muitos confessam menos cuidado com a alimentação e praticam menos exercício físico, pelo que as recomendações são para que tenham mais cuidado.”

Victor Gil chama também a atenção para a tendência de encomendar mais refeições a serviços de entrega ou takeaway. “Há preguiça para confecionar refeições e acaba por se comprar comida calórica, com mais sal e mais gordura. É preciso cuidado e aumentar o consumo de alimentos verdes e de fruta.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Água com gás: saudável ou nem por isso?

Melhora a digestão, pode ajudar a perder peso, e é mais interessante do que a água pura do ponto de vista nutricional, dizem alguns especialistas. Mas nem todos têm a mesma opinião.