Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Saiba a que sintomas do AVC deve estar atento

Celebra-se a 29 de outubro o Dia Internacional de uma das principais causas de morte em Portugal. Saiba como deve agir.
Por Rita Bertrand 29 de Outubro de 2019 às 09:38

O que deve fazer se suspeita que alguém está a sofrer um AVC? O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) publicou várias recomendações referentes aos sintomas desta emergência, que exige ação imediata. A 29 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do AVC. 

Também vulgarmente conhecido por trombose ou embolia cerebral, o AVC – que acontece quando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro é impedido, devido a um bloqueio ou derrame – continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

É uma emergência médica, que exige atuação rápida, no entanto as estatísticas revelam que, na maioria dos casos, o pedido de socorro é feito tardiamente, portanto é importante conhecer os sinais de alerta do AVC, para que os identifique de imediato.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Água com gás: saudável ou nem por isso?

Melhora a digestão, pode ajudar a perder peso, e é mais interessante do que a água pura do ponto de vista nutricional, dizem alguns especialistas. Mas nem todos têm a mesma opinião.