Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Menopausa. Fragilidade dos ossos por falta de estrogénios

Sensação de calor do peito para a cara e maior risco de doenças como os enfartes e os acidentes vasculares cerebrais.
Por Daniela Polónia 19 de Março de 2017 às 09:29
Menopausa
Menopausa
Menopausa
Menopausa
Menopausa
Menopausa
Menopausa
Menopausa
Menopausa
Durante a menopausa as mulheres perdem estrogénios de forma progressiva. Esta hormona feminina é fundamental para a manutenção do osso, promovendo a fixação do cálcio. Com o fim da produção de estrogénios, a fragilidade óssea agrava-se, aumentando assim a probabilidade de a mulher ter osteoporose.

"O risco de desenvolver outras doenças, como os enfartes e os acidentes vasculares cerebrais, também aumenta durante a menopausa", explica Marta Durão, ginecologista e obstetra no Hospital de Cascais.

Oitenta por cento das mulheres em menopausa tem afrontamentos. "É uma sensação de calor que vem do peito para a face e que é acompanhada de suores abundantes, mais frequentes durante a noite. Deve-se a uma desregulação no nosso sistema de temperatura e às alterações hormonais", diz Marta Durão.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Mitos e verdades sobre a celulite

Numa era em que o ‘body shaming’ convive com o movimento ‘body positive’, a celulite continua a ser fonte de insegurança. Uma nutricionista explica o que fazer.