Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

O que acontece ao corpo quando eliminamos os hidratos de carbono

A nutricionista Mariana Abecasis esclarece alguns mitos por trás das dietas restritivas. A salientar: a perda de peso não é garantida.
Por Pureza Fleming/MÁXIMA 13 de Março de 2020 às 14:17
O que acontece ao corpo quando eliminamos os hidratos de carbono
O que acontece ao corpo quando eliminamos os hidratos de carbono FOTO: Unsplash

Eliminar um grupo alimentar de forma radical nunca é aconselhável, a não ser que haja uma indicação médica específica. Contudo, não é o que temos vindo a assistir, principalmente no que toca aos hidratos de carbono. Com uma reputação cada vez pior, estes têm sido apontados como os principais responsáveis pelo aumento de peso. Acontece que a existência dos hidratos na roda alimentar não surge por acaso e também eles desempenham um papel vital no funcionamento do corpo. Com a ajuda da nutricionista Mariana Abecassis desvendamos algumas verdades que deverá conhecer antes de os eliminar da sua dieta.

Pode perder peso

Acontece que o que se está a perder, quando se faz esta restrição, é massa magra que, por sua vez, é constituída por água e massa muscular. "O ideal de uma dieta é que se perca massa gorda. As restrições muito violentas levam sempre a um emagrecimento rápido que nunca é o objetivo final de uma dieta", explica a nutricionista.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Água com gás: saudável ou nem por isso?

Melhora a digestão, pode ajudar a perder peso, e é mais interessante do que a água pura do ponto de vista nutricional, dizem alguns especialistas. Mas nem todos têm a mesma opinião.