Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Ter mais e melhor vida com suplementos

Chama-se medicina funcional ou antienvelhecimento e pretende melhorar o funcionamento do organismo e evitar a doença através da alimentação, do exercício físico e do reforço de nutrientes.
Por Susana Lúcio 11 de Outubro de 2019 às 14:51
Medicamentos
Medicamentos FOTO: CMTV
Irene Costa Leite acorda todos os dias às 6h30 e vai treinar. Há dias em que corre 30 minutos pelo Parque da Cidade, no Porto, nos outros tem aulas de ioga e com um personal trainer. "Acordo e levanto-me da cama. Não tenho aquela vontade de ficar mais uns minutos", garante. Nem sempre foi assim, mas há 22 anos, quando vivia na Alemanha, alterou a alimentação e o estilo de vida com o objetivo de evitar a doença e travar o envelhecimento.

A conselho do médico alemão Ulrich Strunz, autor do livro Para Sempre Jovem e um dos primeiros especialistas em medicina de antienvelhecimento, eliminou os lacticínios e os hidratos de carbono simples, como o pão, aumentou a ingestão de vegetais e fruta. Além disso, toma cerca de 20 suplementos por dia entre minerais, vitaminas e aminoácidos. "Vou fazer 60 anos e tenho muita energia. Sei que tenho saúde."

A medicina de antienvelhecimento, chamada também funcional, chegou a Portugal mais tarde. O objetivo é dar resposta aos efeitos que o stress e o estilo de vida atual provocam, e através da alimentação, exercício físico e suplementos prevenir a doença, melhorando a funcionalidade do organismo. "Queremos envelhecer como alguns dos nossos avós, que morreram com mais de 80 anos e sem tomarem medicação", explica Ana Ribeiro, uma das primeiras especialistas na área. "Agora as pessoas chegam a essas idades com doenças crónicas e a tomar muita medicação."

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

E se pudesse reiniciar o cérebro? Os conselhos de um neurologista

O cérebro humano está a ser gravemente manipulado pelos estímulos da tecnologia e as consequências refletem-se em comportamentos que nos deixam cada vez mais doentes. Em Limpeza Cerebral, o recém lançado livro do neurologista David Perlmutter e do médico internista Austin Perlmutter, reúnem-se técnicas para combater esta realidade.

Bem Estar e Nutrição

Cirurgia estética. Quais são os procedimentos mais pedidos?

Especialista em cirurgia plástica e medicina estética, Sofia Santareno fala sobre o impacto da sua "arte manual" na saúde mental, da mudança de paradigma nesta área, e de como este tipo de procedimentos deixaram de ser tabu.