Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Animais de laboratório: "São um instrumento, mas especial"

A propósito do Dia Mundial do Animal de Laboratório, Leonor Saúde, diretora do Biotério de Peixe-Zebra no IMM, defende que se deve falar mais da importância dos animais nas descobertas científicas e lembra que o uso está muito regulado.
Por SÁBADO 24 de Abril de 2021 às 10:00
Na sua maioria são ratinhos e peixes-zebra, mas podem também ser porcos, macacos e até simples leveduras e bactérias. Todos são instrumentos que permitem aos cientistas perceber alguns dos processos que acontecem com os seres humanos e testar tratamentos, mas à medida que se passa de simples leveduras e bactérias para seres vivos mais complexos, surge a questão se estes devem ser usados ao serviço da Ciência.

Leonor Saúde, investigadora principal e diretora do Biotério de Peixe-Zebra no Instituto de Medicina Molecular (IMM), não vê alternativas ao uso dos animais nas investigações científicas. "O benefício destas experiências é maior do que se não usarmos animais e se tivermos isso em atenção, acho que vale a pena continuar a usá-los e não há outra maneira", defende.

"Temos muito cuidado com os nossos ratinhos e com os nossos peixes-zebra e para responder e avançar no conhecimento tem que fazer experimentação animal e tem que se perceber como as células comunicam umas com as outras", acrescenta a investigadora. Lembrando que os animais são usados para se perceber como determinadas doenças se desenvolvem, que células são afetadas, como determinados medicamentos respondem às doenças, tudo isto antes de ser aplicado em humanos. E como na aplicação real destas descobertas não existem células isoladas, as experiências chegam normalmente a um ponto em que é preciso testar em seres vivos onde existem células a comunicar entre si.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Bem Estar e Nutrição

O verdadeiro peso da performance sexual numa relação

“Os homens focam-se na performance, sentem que têm de ser ótimos enquanto amantes e têm que dar prazer, e elas têm de ser sexy e sensuais” Marta Crawford, sexóloga, desmistifica as questões das “deusas” e “deuses” do amor.