Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Artrite reumatoide: “Não é preciso sofrer nem ficar deformado”

Entrevista com Helena Canhão, presidente da Sociedade portuguesa de Reumatologia, sobre a artirte reumatoide, doença que afeta 70 mil portugueses.
Por Ana Maria Ribeiro 7 de Abril de 2021 às 14:43
Helena Canhão, presidente da Sociedade portuguesa de Reumatologia
Helena Canhão, presidente da Sociedade portuguesa de Reumatologia FOTO: Direitos Reservados

- Quantos portugueses vivem com artrite reumatoide?

- A artrite reumatoide afeta cerca de 70 mil portugueses, com predominância nas mulheres. Sensivelmente três a quatro mulheres por cada homem sofrem da doença. E isto explica-se por alterações hormonais, mas sobretudo por causa do sistema imune. A artrite reumatoide é uma doença autoimune e quase todas essas doenças são mais frequentes nas mulheres.

 

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

E se pudesse reiniciar o cérebro? Os conselhos de um neurologista

O cérebro humano está a ser gravemente manipulado pelos estímulos da tecnologia e as consequências refletem-se em comportamentos que nos deixam cada vez mais doentes. Em Limpeza Cerebral, o recém lançado livro do neurologista David Perlmutter e do médico internista Austin Perlmutter, reúnem-se técnicas para combater esta realidade.

Bem Estar e Nutrição

Cirurgia estética. Quais são os procedimentos mais pedidos?

Especialista em cirurgia plástica e medicina estética, Sofia Santareno fala sobre o impacto da sua "arte manual" na saúde mental, da mudança de paradigma nesta área, e de como este tipo de procedimentos deixaram de ser tabu.