Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Ataques de pânico: O que são e como prevenir

Crises de ansiedade provocam no paciente a sensação física de “morte iminente”.
Por Vanessa Fidalgo 4 de Fevereiro de 2020 às 01:30
Ataques de pânico
Tito Baía
Ataques de pânico
Tito Baía
Ataques de pânico
Tito Baía
O QUE É
Os ataques de pânico são uma perturbação psicológica caracterizada por um estado de ansiedade extrema, com manifestações físicas que são equiparáveis "à sensação de morte iminente", descreve Pedro Brás, psicoterapeuta e diretor da Clínica da Mente, em Lisboa.

A primeira vez ocorre de forma súbita e sem causa aparente. "O verdadeiro problema reside aqui. Os sintomas experienciados no primeiro ataque de pânico são tão fortes e assustadores, que a pessoa fica com medo do medo, ou seja, medo de sentir novamente estes sintomas. E assim se desencadeia um ciclo de ataques de pânico, aparentemente incontroláveis", explica o especialista.

Pedro Brás refere que estes episódios podem atingir qualquer pessoa. "Não é um problema genético nem hereditário. No limite, podemos dizer que há fatores socioambientais que podem favorecer o seu aparecimento: por exemplo, pessoas com uma vida muito agitada e ocupada ou pessoas com muita responsabilidade e pressão sobre elas têm mais propensão a sofrer", acrescenta o especialista em saúde mental.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas