Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Tumor na bexiga: O que é, quais os sintomas e como prevenir

Diagnóstico não é uma sentença de morte mas é conveniente que a despistagem da doença seja feita o quanto antes.
Por Ana Maria Ribeiro 5 de Março de 2020 às 01:30
Doença atinge muito mais os homens do que as mulheres e provoca problemas em urinar
Doença atinge muito mais os homens do que as mulheres e provoca problemas em urinar FOTO: Getty Images
Os doentes afetados por um tumor na bexiga "reagem quase sempre como se de uma sentença de morte se tratasse", diz Fernando Calais da Silva, urologista do Hospital da Luz (Lisboa). Mas não é o caso. "As notícias de morte de pessoas conhecidas e mesmo na nossa família são ampliadas", mas saber que se tem a doença "não é sentença de morte".

"A taxa de sobrevida nos homens, aos 5 anos de seguimento, é de 55%, e nas mulheres, de 65%", garante o especialista, acrescentando que o timing do diagnóstico é fundamental. O cancro da bexiga divide-se em três grandes grupos: o superficial (penetra pouco na parede da bexiga), com uma taxa de sobrevida de 90%; o invasivo, que atinge a camada muscular da bexiga, é muito mais grave e tem um risco muito maior de criar metástases (tem uma taxa de sobrevida aos 5 anos de 30 a 50%); e, por último, os doentes que já apresentam metástases e que sobrevivem entre seis a 24 meses.

Fernando Calais da Silva sublinha que o tabaco é o principal causador do cancro na bexiga, mas que muitas vezes nem um diagnóstico positivo consegue levar os pacientes a largar o vício. No entanto, há histórias com final feliz. "Tive um doente com cancro da bexiga em estado avançado a quem fizemos quimioterapia, cirurgia radical e novamente quimioterapia de investigação – por se tratar de um cancro muito agressivo – e que ao fim de 10 anos continuo a seguir – sem doença e com boa qualidade de vida", conta.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas