Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Acne é o grande inimigo dos adolescentes

Com o início da puberdade, surgem as primeiras borbulhas, um dos maiores inimigos dos adolescentes no que respeita à aparência física.
9 de Outubro de 2011 às 01:00
Tomás Caetano tem 31 anos e sofre de acne tardio
Tomás Caetano tem 31 anos e sofre de acne tardio FOTO: Getty Images

"A partir da puberdade, assiste-se ao aumento da secreção de hormonas sexuais, ocasionando uma resposta inflamatória ao nível do folículo pilossebáceo [poros na pele]", explica o dermatologista Paulo Santos. Esta reacção, diz, dificulta a drenagem do sebo. A acumulação de sebo e células mortas, refere o especialista, favorece o crescimento de bactérias que vivem nos folículos e que contribuem para o aparecimento da inflamação. Em consequência, formam-se comedões (pontos negros) e pústulas (borbulhas).

O senso comum considera que a ingestão de alguns alimentos – como chocolate ou fritos – potencia o aparecimento de borbulhas. Não há, porém, nenhuma evidência científica a esse respeito. Além da idade, a prevalência é influenciada por factores hereditários.

O acne desaparece no fim da adolescência, aos 20 anos. Contudo, este problema pode persistir ou iniciar-se nos adultos, sobretudo nas mulheres – o acne tardio. Por sua vez, as borbulhas da adolescência atingem maioritariamente o sexo masculino.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Água com gás: saudável ou nem por isso?

Melhora a digestão, pode ajudar a perder peso, e é mais interessante do que a água pura do ponto de vista nutricional, dizem alguns especialistas. Mas nem todos têm a mesma opinião.