Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Colesterol alto afeta dois terços dos portugueses

Dois em cada três portugueses têm colesterol elevado e um quarto corre sérios riscos de desenvolver doença cardiovascular. Excesso de colesterol pode ser fatal.
19 de Janeiro de 2014 às 21:32
Má alimentação e sedentarismo são alguns dos hábitos que podem resultar em colesterol elevado.
Má alimentação e sedentarismo são alguns dos hábitos que podem resultar em colesterol elevado.

Dois em cada três portugueses têm colesterol elevado e um quarto correm sérios riscos de desenvolver doença cardiovascular.

Os números, preocupantes, não refletem a consciência do impacto na saúde de maus hábitos alimentares, aliados a um estilo de vida sedentário. É a ‘doença dos bocadinhos’. "Tenho um bocadinho de colesterol, uma tensão que está um bocadinho elevada. Tenho o peso um bocadinho acima do que o médico me tem recomendado. Não fumo muito, só um bocadinho", ironiza Luís Negrão, cardiologista da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Silencioso e sem sintomatologia, o excesso de colesterol pode ser fatal, principalmente nos homens a partir dos 40 anos e em mulheres na menopausa. "As artérias ficam entupidas e o sangue não consegue passar na medida em que é necessário. Os sintomas dependem do compartimento vascular afetado: no território vascular dos membros inferiores, aparece a claudicação intermitente, que evolui para a gangrena do membro inferior; no território vascular cardíaco, aparece sob forma de angina de peito, que pode evoluir para o enfarte ou mesmo para morte súbita. No território vascular cerebral, a doença manifesta-se pelos acidentes isquémicos transitórios que evoluem para a trombose [AVC]".

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas