Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Oftalmologista deixa aviso: “Olhos vermelhos podem ser um sintoma de coronavírus"

Contacto com gotículas ou secreções lacrimais contaminadas pode transmitir a infeção.
Por Vanessa Fidalgo 27 de Abril de 2020 às 08:09
Eugénio Leite, médico oftalmologista
Eugénio Leite, médico oftalmologista FOTO: Direitos Reservados

Eugénio Leite, médico oftalmologista, explica que os primeiros sintomas da Covid-19 podem manifestar-se na vista e assemelhar-se a uma irritação ocular. É preciso estar atento. 

CM - A Covid-19 provoca sintomas oftalmológicos?
Eugénio Leite- O vírus SARS-CoV-2 pode infetar através dos olhos, nariz ou boca. Posteriormente, liga-se à estrutura celular através da mucosa da garganta e do nariz, iniciando o processo de infeção. Um alerta da Academia Americana de Oftalmologia refere a conjuntivite como uma manifestação ocular da Covid-19, a qual se pode transmitir por contacto dos olhos com as gotículas ou por secreções lacrimais. Logo, existe a possibilidade de apresentar uma conjuntivite virusal antes dos demais sintomas. 

- Como distinguir a infeção virusal de uma simples irritação ocular?   
- A irritação ocular pode afetar um só olho e surge quando um fator externo provoca sintomas de irritação, como ardor ou prurido. Normalmente há lacrimejo mas sem secreções. Utilizar colírios sem prescrição médica é sempre perigoso, mas sobretudo se o desconforto ocular for acompanhado de outras queixas como espirros, tosse, febre ou  outros sintomas associados ao coronavírus.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas