Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Diabetes é a principal causa de cegueira e amputações. Saiba o que fazer para prevenir a doença

Há mais de um milhão de doentes que sofrem desta doença em Portugal.
Por Daniela Polónia 10 de Novembro de 2019 às 09:52
Diabetes
Diabetes
Diabetes
Diabetes tipo 1
Diabetes
Diabetes
Diabetes
Diabetes tipo 1
Diabetes
Diabetes
Diabetes
Diabetes tipo 1
A diabetes é a principal causa de cegueira, de amputações e de insuficiência renal, com necessidade de hemodiálise. É ainda um dos fatores que contribuem para o enfarte do miocárdio e para o acidente vascular cerebral (AVC).

Todas estas consequências são provocadas pela falta de controlo da doença durante anos", alerta José Manuel Boavida. O presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal afirma que, na União Europeia, o nosso país é aquele que tem mais diabéticos - um milhão e trezentos mil.

A diabetes caracteriza-se pelo excesso de açúcar no sangue. A de tipo 1 é a menos frequente e, regra geral, surge na infância e na adolescência. Neste caso, o pâncreas deixa de produzir insulina. Já a diabetes de tipo 2 é a forma mais comum da doença, sobretudo a partir dos quarenta anos.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Mitos e verdades sobre a celulite

Numa era em que o ‘body shaming’ convive com o movimento ‘body positive’, a celulite continua a ser fonte de insegurança. Uma nutricionista explica o que fazer.