Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Diabetes tipo 1: "Temos crianças diagnosticadas dias após o nascimento"

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal quer criar um registo nacional de diabetes de tipo 1 e lançou uma petição para recolher assinaturas e levar à Assembleia da República.
Por Lucília Galha 21 de Fevereiro de 2020 às 09:58
Diabetes
Diabetes

Estima-se que entre 25 a 75 mil portugueses tenham diabetes tipo 1. Mas é impossível determinar este número com certeza. A pensar nisso, e no fato de esta ser uma doença que "exige uma atenção especial", a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) propôs criar uma plataforma nacional de registo das pessoas com diabetes tipo 1. E já lançou inclusive uma petição, no site do Parlamento, que pode ser assinada por qualquer pessoa. 

À SÁBADO, o presidente da APDP José Manuel Boavida explica quais seriam os benefícios deste tipo de registo que já existe em países como a Suécia e a Finlândia. 

Quando e como surgiu esta ideia?
A Organização Mundial de Saúde considera a diabetes uma pandemia mundial e, em Portugal, os números oficiais espelham essa realidade. Neste quadro, a diabetes tipo 1 exige uma atenção especial. Este tipo de diabetes de origem auto-imune não se prende com hábitos de vida ou de alimentação - como nas pessoas com diabetes tipo 2.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Mitos e verdades sobre a celulite

Numa era em que o ‘body shaming’ convive com o movimento ‘body positive’, a celulite continua a ser fonte de insegurança. Uma nutricionista explica o que fazer.