Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Diabéticos que vivem sós ou estão deprimidos aderem pior aos tratamentos, avança estudo

Estima-se que existam 422 milhões de adultos com diabetes, sendo que em Portugal calcula-se que estes doentes representem 13,3% da população.
Por Lusa 8 de Junho de 2020 às 10:03
Diabetes
Medicamentos para a diabetes
Diabetes
Medicamentos para a diabetes
Diabetes
Medicamentos para a diabetes
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde concluíram que os doentes com diabetes que vivem sós ou estão deprimidos aderem pior aos tratamentos.

Em comunicado, a FMUP avança hoje que o estudo, publicado na revista portuguesa de Medicina Geral e Familiar, mostra que estar deprimido e viver sozinho são alguns dos fatores "mais associados a uma baixa adesão ao tratamento da diabetes tipo 2".

No estudo participaram cerca de uma centena de diabéticos, sendo que, em média, os doentes sofriam de diabetes tipo 2 há cerca de 10 anos, tomavam mais de quatro medicamentos diferentes por dia e apresentavam outras doenças, como hipertensão arterial (63%), dislipidemia (46%) e obesidade (38%).

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Mitos e verdades sobre a celulite

Numa era em que o ‘body shaming’ convive com o movimento ‘body positive’, a celulite continua a ser fonte de insegurança. Uma nutricionista explica o que fazer.