Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Diabetes: a “doença silenciosa” que mata 12 pessoas por dia em Portugal

José Manuel Boavida, Presidente da Ass. Protetora dos Diabéticos em Portugal, explica os pontos essenciais desta doença metabólica crónica.
Por Susana Pereira Oliveira 17 de Março de 2020 às 15:42
José Manuel Boavida, Presidente da Ass. Protetora dos Diabéticos em Portugal, explica os pontos essenciais desta doença metabólica crónica.
José Manuel Boavida, Presidente da Ass. Protetora dos Diabéticos em Portugal, explica os pontos essenciais desta doença metabólica crónica. FOTO: Direitos Reservados

Conhecida como uma doença metabólica crónica, a Diabetes é essencialmento caracterizada pelo açúcar alto no sangue (glicémia), que vai provocar lesões nos vasos sanguíneos e, desta maneira, atingir todos os órgãos do corpo humano.

Esta doença 
pode ter várias causas e vários tipos, mas ao Correio da Manhã, José Manuel Boavida – Presidente da Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal –, explicou que "o mais importante do ponto de vista do número de pessoas que atinge é a Diabetes tipo 2" e ainda todas as complexidades desta doença, como por exemplo a manifestação do Pé Diabético.

O que é a Diabetes
A Diabetes é uma doença metabólica crónica, que pode ter várias causas e que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Esta doença "complexa e muito complicada que exige uma atenção muito própria" pode afetar qualquer pessoa, no entanto a exposição a fatores de risco pode aumentar a probabilidade do seu aparecimento.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Mitos e verdades sobre a celulite

Numa era em que o ‘body shaming’ convive com o movimento ‘body positive’, a celulite continua a ser fonte de insegurança. Uma nutricionista explica o que fazer.