Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Está a beber demais durante a quarentena?

Beber um copo enquanto espera que a epidemia do novo coronavírus passe é aceitável. Passar a fazê-lo diariamente pode ser alarmante. Saiba como manter uma relação saudável com o álcool.
Por Aline Fernandez 22 de Abril de 2020 às 15:57
FOTO: Monica di Loxley | Unsplash

É bem provável que já tenha vivido este cenário. Através das aplicações Zoom, House Party ou WhatsApp, sentou-se para conversar com alguns amigos neste período de quarentena para evitar o contágio do novo coronavírus, cada um com o seu copo e nas suas respetivas casas. Provavelmente já viu e riu dos vídeos e fotografias de pessoas a brindar consigo mesmas ao espelho. Tudo parece muito engraçado, mas a mudança de rotina de trabalho e a falta de horários fixos podem ser consideradas pontapés para um maior consumo de álcool.

Com o stress e a ansiedade causados pela pandemia atual, beber ajuda a bloquear esses sentimentos, tanto cognitiva quanto quimicamente, mascarando as emoções. Obviamente que todos sabemos que a bebida alivia a curto prazo, mas traz malefícios a médio e longo prazo. "Aumenta a ansiedade, aumenta a depressão e aumenta um conjunto de doenças físicas relacionadas ao seu consumo", aponta João Marques, Presidente da Sociedade Portuguesa de Alcoologia, diretor clínico da Clínica do Outeiro, em Gondomar, e médico psiquiatra na Casa de Saúde Santa Catarina, no Porto.

Culturalmente, Portugal é associado ao consumo de álcool desde sempre, beber um copo não só é socialmente aceite como estimulado. Estamos a falar de um país onde até pouco tempo se davam sopas de cavalo cansado às crianças ou se ouviu falar numa tia ou avó que o fazia. Estatisticamente os portugueses estão acima da média europeia do consumo de álcool per capita. "Somos dos que mais bebemos. E se olharmos para todo o mundo, a Europa é o continente onde há mais consumo de álcool", alerta João. Então, se já bebemos tanto, como ficamos no meio desta pandemia?

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Mitos e verdades sobre a celulite

Numa era em que o ‘body shaming’ convive com o movimento ‘body positive’, a celulite continua a ser fonte de insegurança. Uma nutricionista explica o que fazer.