Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

"Muitas vezes os obesos não reconhecem que têm um problema", alerta endocrinologista

A propósito do Dia Mundial da Obesidade, que se assinala a 4 de março, Paula Freitas lembra que ser obeso é estar doente.
Por Ana Maria Ribeiro 2 de Março de 2021 às 21:13
Obesidade
Obesidade FOTO: Getty Images

- Há uma diferença entre ser gordo porque se come demais e ter uma doença que provoca a obesidade?
- Quando falamos de obesidade, falamos sempre de doença. A obesidade é uma doença crónica e multifactorial. No indivíduo com excesso de peso, há sempre um desequilíbrio entre a ingestão alimentar e o dispêndio de energia. Por trás disso podem existir uma série de alterações biológicas, genéticas, mas também psicológicas e mentais que justifiquem a doença. A obesidade vai muito além daquilo que são as escolhas do indivíduo.

- A sociedade contemporânea é promotora da obesidade?
- Sem dúvida. Vivemos num ambiente obesogénico. Temos disponibilidade alimentar dia e noite, temos uma prática de vida sedentária. No entanto, apesar disso, não somos todos obesos. O que significa que há suscetibilidades genéticas diferentes. Por isso é que a obesidade é complexa.

- Nem sempre se falou de obesidade?
- Não, é um fenómeno recente. Aparece ali por volta da década de 50. E tem que ver com a globalização, com o desenvolvimento, a política de transportes, a urbanização, com a própria educação, o impacto da publicidade nas escolhas alimentares, com a indústria alimentar, o processamento dos alimentos que temos à disposição, com as políticas de saúde… Até com as ocupações do tempo livre e com a forma como trabalhamos. Hoje o trabalho é quase todo sedentário. As horas de ecrã também influenciam. Tem que ver com o tamanho da porção do prato. Hoje as embalagens de refrigerantes são maiores do que eram há uns anos, as bolachas são maiores. Tudo isto.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Mitos e verdades sobre a celulite

Numa era em que o ‘body shaming’ convive com o movimento ‘body positive’, a celulite continua a ser fonte de insegurança. Uma nutricionista explica o que fazer.