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Preocupado com o futuro? Aprenda a viver o momento presente

Numa altura em que o mundo lida com a incerteza de uma pandemia, algumas estratégias para acalmar a mente ruminante e começar a pensar — e a viver — o agora.
Por Aline Fernandez 21 de Abril de 2020 às 13:55
FOTO: Anthony Tran | Unsplash

A maior parte das pessoas que sofre de ansiedade vive constantemente preocupada com um futuro que ainda não chegou, especialmente num momento em de incerta como este em que enfrentamos o impacto do novo coronavírus. Sentem uma grande irritabilidade ou mau humor, que às vezes não tem nada a ver com o momento presente. A realidade é que geralmente grande parte dessas pessoas não é infeliz ou ansiosa pelo que está a acontecer agora. São muitos os momentos significativos para preencher cada dia, portanto optar por focar a atenção neles pode ser uma solução prática e fácil para combater pequenas preocupações – que podem consumir mais da mente do que se pode imaginar.

A cabeça tende a deambular a maior parte do tempo para o passado ou futuro, ou para o pensamento sobre si mesma. Na verdade, os neurocientistas sugerem que a configuração padrão do nosso cérebro está nesse estado mental a maior parte do tempo.

"Necessitamos de treinar o nosso músculo de atenção para nos conseguirmos focar no momento presente e assim contrariar esta deambulação entre o que já foi e o que vai ser. Sendo seres que privilegiamos a segurança, a perceção de controlo dá-nos uma sensação de previsibilidade e poder criando a ilusão de estarmos mais seguros. Quando revemos o que se passou ou antecipamos o que se irá passar, procuramos muitas vezes construir um sentido lógico e racional dos eventos que nos remetam para o nosso poder de ação. É uma armadilha na qual caímos, pois gastamos inúmeros recursos mentais e, entretanto, distraímo-nos do verdadeiro campo de poder: o momento presente. Aceitarmos que não controlamos tudo porque tal não é suposto é um ponto de partida chave para procurarmos fazer o melhor com o aqui e o agora, aprendendo com o que já foi e construindo bases estáveis para o que há de vir, numa postura de maior curiosidade do que ansiedade", esclarece Filipa Jardim da Silva, psicóloga clínica e coach profissional.

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