Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Doentes com lúpus podem engravidar

A gravidez tem de ser planeada e só deve acontecer quando a doença estiver inativa há cerca de seis meses.
Por Daniela Polónia 18 de Agosto de 2018 às 09:44
Gravidez
Recém-nascido
Jorge Martins
Lúpus
Rita Jorge
Gravidez
Recém-nascido
Jorge Martins
Lúpus
Rita Jorge
Gravidez
Recém-nascido
Jorge Martins
Lúpus
Rita Jorge
As mulheres com lúpus podem engravidar, diria até que devem, embora com alguns cuidados. A gravidez tem de ser planeada e só deve acontecer quando a doença estiver inativa há cerca de seis meses para que se possa garantir uma gravidez mais segura", explica Jorge Martins, especialista em medicina interna.

O lúpus é uma doença autoimune que atinge oito a dez vezes mais as mulheres em idade fértil, em comparação com os homens. A patologia pode afetar todos os órgãos e sistemas e apresenta diferentes sintomas. "As consequências vão desde a dor de cabeça às dores musculares e articulares, à vermelhidão da pele, ao acidente vascular cerebral e ao enfarte do miocárdio", diz o médico.

Antes de a mulher engravidar, poderá ser necessário ajustar a medicação para o lúpus. E, durante a gestação, a doente deve ser seguida não só pelo médico obstetra mas também pelo internista e outros especialistas, sempre que necessário.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Mitos e verdades sobre a celulite

Numa era em que o ‘body shaming’ convive com o movimento ‘body positive’, a celulite continua a ser fonte de insegurança. Uma nutricionista explica o que fazer.