Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Melanoma: Sol menos agressivo no inverno é um mito

População deve ter os mesmos cuidados preventivos na exposição solar durante todo o ano, com o uso de protetor.
Por Cláudia Machado 15 de Dezembro de 2018 às 06:00
Investigadores do Instituto Karolinska descobrem novo orgão na pele que deteta a dor
Sol
Sol
Investigadores do Instituto Karolinska descobrem novo orgão na pele que deteta a dor
Sol
Sol
Investigadores do Instituto Karolinska descobrem novo orgão na pele que deteta a dor
Sol
Sol
A ideia de que o protetor solar é um ‘acessório’ para a praia, apenas necessário no verão, é "um mito" que põe a pele em risco. Os efeitos nocivos do sol também são uma ameaça no inverno e a prevenção é a primeira e a melhor defesa contra o cancro da pele, em todas as estações do ano.

"É um mito pensarmos que no inverno o sol é menos agressivo do que no verão", alerta Maria José Passos, presidente do Intergrupo Português de Melanoma.

Assim, os cuidados a ter com a pele "são os mesmos em qualquer estação do ano" e passam por "evitar a exposição prolongada e/ou intermitente ao sol, tendo sempre o cuidado de proteger as áreas expostas - como, por exemplo, chapéus, gorros e luvas - e aplicar protetor solar com fator mais de 30 ou 50 durante todo o ano, sobretudo nas crianças e pessoas com a pele mais sensível", refere a especialista em Medicina Oncológica.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Mitos e verdades sobre a celulite

Numa era em que o ‘body shaming’ convive com o movimento ‘body positive’, a celulite continua a ser fonte de insegurança. Uma nutricionista explica o que fazer.