Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Tratamento da obesidade não é igual para todos

Médicos defendem o acompanhamento do paciente com especialistas de diversas áreas.
Por Francisca Genésio 7 de Outubro de 2018 às 10:15
Obesidade
Obesidade FOTO: Getty Images
A obesidade afeta cada vez mais os portugueses, sobretudo as crianças. De acordo com os especialistas, o tratamento varia consoante a pessoa e tem de ser decidido, pelos médicos, tendo em conta os vários fatores que podem contribuir para a ocorrência da doença.

"Os médicos têm de ter sempre em atenção que a obesidade é uma doença complexa, crónica e multifatorial. O tratamento deve passar, sempre, por uma equipa multidisciplinar, constituída por um médico, um nutricionista, psicólogo e fisiologista", explica Paula Freitas, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), sublinhando que "todos os tratamentos devem ser sempre dirigidos de forma individual".

Tratar pode parecer simples, mas o processo é complexo, dado que existem regras a respeitar. "Os medicamentos, por exemplo, só devem ser prescritos a pessoas que têm outras doenças associadas, como a diabetes", esclarece Paula Freitas. Na maioria dos casos, o tratamento da obesidade obriga a alterações na alimentação da pessoa: desde a confeção até ao número de refeições. Também a rotina da pessoa é alterada: a prática de exercício físico passa a ser obrigatória. Em outros casos, é necessário que o doente tenha acompanhamento psicológico.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Água com gás: saudável ou nem por isso?

Melhora a digestão, pode ajudar a perder peso, e é mais interessante do que a água pura do ponto de vista nutricional, dizem alguns especialistas. Mas nem todos têm a mesma opinião.