Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Pneumonia mata 23 pessoas por dia em Portugal

Dificuldade respiratória é um dos principais sintomas.
Por Francisca Genésio 12 de Novembro de 2017 às 09:43
Diagnóstico é realizado através de uma radiografia ao tórax
Médicos
Médicos
Diagnóstico é realizado através de uma radiografia ao tórax
Médicos
Médicos
Diagnóstico é realizado através de uma radiografia ao tórax
Médicos
Médicos
A pneumonia mata, em média, 23 pessoas por dia no País. Todos os anos, são diagnosticados mais de 150 mil casos em Portugal, dos quais cerca de 40 mil resultam em internamentos, alerta o médico pneumologista Jaime Pina, membro da Fundação Portuguesa do Pulmão.

"As infeções mais prevalentes no ser humano são as respiratórias e isso tem uma razão muito simples: o sistema respiratório está constantemente em contacto com o exterior porque respiramos 10 mil litros de ar por dia, logo, estamos sujeitos a várias infeções. A pneumonia é uma infeção do próprio pulmão que afeta sobretudo os alvéolos, causada principalmente por bactérias, vírus, ou outros agentes infecciosos", explica o pneumologista.

O diagnóstico da doença é confirmado através de uma radiografia ao tórax, mas também podem ser recolhidas análises sanguíneas para identificar o microrganismo causador da infeção.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Água com gás: saudável ou nem por isso?

Melhora a digestão, pode ajudar a perder peso, e é mais interessante do que a água pura do ponto de vista nutricional, dizem alguns especialistas. Mas nem todos têm a mesma opinião.