Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Zona afeta um em cada quatro

Maioria dos portugueses não sabe que está em risco de desenvolver a doença com origem na reativação do vírus da varicela.
15 de Junho de 2014 às 16:18
zina, afeta, um, cada, quatro, portugal
zina, afeta, um, cada, quatro, portugal

Uma em cada quatro pessoas vai desenvolver zona ao longo da vida, mas a maioria, cerca de 75% da população, não sabe que está em risco de sofrer um episódio da doença, revela o estudo ‘Zona e a sua Prevenção - o que Sabem os Portugueses'.

A zona ou herpes zoster é uma dolorosa erupção cutânea, mais comum na área do tórax, mas que pode surgir em todo o corpo, incluindo no rosto. Qualquer pessoa que teve varicela pode vir a desenvolver zona, por ter origem no mesmo vírus, que pode ser reativado.

As pequenas borbulhas que surgem na fase inicial da doença alastram-se e formam uma espécie de faixa, desenvolvendo bolhas e feridas que podem atingir grandes dimensões. Mas é a dor, "acompanhada de uma sensação de queimadura altamente limitante e incapacitante", que mais interfere na qualidade de vida do doente, explica Teixeira Veríssimo, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Água com gás: saudável ou nem por isso?

Melhora a digestão, pode ajudar a perder peso, e é mais interessante do que a água pura do ponto de vista nutricional, dizem alguns especialistas. Mas nem todos têm a mesma opinião.